LQM DIVULGA: CHICO GOMES

Chico Gomes
Salvador, BA
sobre o colaborador
Quem sou eu? Eu sou um outro você.
(Povo Maia)
O cantor, compositor e arranjador Chico Gomes nasceu em 1981 em Salvador e faz parte da novíssima geração de compositores baianos. Começou a sua carreira aos 14 tocando em bares e em algumas peças de teatro. Formou-se em publicidade, mas isso não o distanciou da música. Pelo contrário. Trabalhou como compositor de jingles nos mais conhecidos estúdios da cidade até criar o Protom Studio. Teve também a oportunidade de conhecer o brasiliense Márcio Didier com quem fundou o grupo de composição Toda Terça, que reune talentos e sensibilidade para construir novos caminhos musicais na MPB. Chico Gomes também é o idealizador do Projeto Olho da Rua, que leva a novíssima MPB ao grande público.
O cantor, compositor e arranjador Chico Gomes nasceu em 1981 em Salvador e faz parte da novíssima geração de compositores baianos. Chico Gomes nasceu em 1981, em Salvador. O filho de Seu Valter e Sônia Gomes começou a tocar violão aos sete anos, influenciado pelas cantorias de fim de semana que reuniam a família.

Começou a sua carreira aos 14 tocando em bares e em algumas peças de teatro, criando trilhas para peças escolares.

Graduou-se em Publicidade e Propaganda na mesma época que tocava como guitarrista em diversas casas noturnas, mas isso não o distanciou da música. Pelo contrário. Trabalhou como compositor de jingles nos mais conhecidos estúdios da cidade até criar o Protom Studio.

Por duas vezes tocou no carnaval de Salvador com a Banda É Samba.

Sua carreira como compositor ganhou asas em 2002/3 quando atuou como produtor de jingles nos Estúdios Zero e WR.

Em 2004 criou, com o brasiliense Márcio Didier, o grupo de composição Toda Terça – que possui mais de uma centena de composições.

Em 2007 criou o Projeto Olho da Rua, com Marcelo Rios e Patrícia Oliveira, que levou gratuitamente a MPB da novíssima geração de artistas baianos para a rua, estimulando o surgimento de novos talentos e amor pela nossa tradição musical.

Atualmente, Chico Gomes divide a paixão pelos palcos com a paixão de produzir/gravar fonogramas comerciais (jingles) e ajudar a promover novos talentos no Protom Studio, empresa referência que fundou em 2005 e que já no seu primeiro ano de vida foi vencedora de dois prêmios Bahia Recall e de mais cinco indicações até hoje.

São também de sua autoria os jingles: Cesta do Povo (A Paixão da Bahia) / Norcon Construtora (Pedir Licença) / Carnaval 2004 TV Bahia (Pode Misturar/Parceria) / Bahia FM 88.7 (É Só Alegria) e Festival de Verão Salvador 2009.

Biografia enviada por Elizabeth em 16/12/2009

--

Comentários

Postagens mais visitadas