FELIZ DIA DO PROFESSOR!

PARABENS PROFESSORES,HERÓIS DIÁRIOS QUE LUTAM CONTRA TUDO EM NOME DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DESTE POVO E SEUS GOVERNANTES QUE NÃO VOS RESPEITAM. LUTAM CONTRA SALÁRIOS INDIGNOS E CONTRA VIOLÊNCIA DE ALUNOS QUE VÊM DE CASA DESEQUILIBRADOS PELA OMISSÃO DOS PAIS QUE NÃO EVANGELIZAM E NÃO EDUCAM.FILHOS ESTES QUE AMEAÇAM,QUE AGRIDEM E QUANDO NÃO,SAEM PIORES DO QUE CHEGARAM. SER PROFESSOR ÉS SER MESTRE NO SENTIDO MAIS VERDADEIRO DA PALAVRA PORQUE A ARTE DE ENSINAR É PARA POUCOS. A MAIORIA INFORMA E NAO EDUCA.
QUE A PARTIR DE HOJE AS COISAS MUDEM E QUE OS ELEITOS E REELEITOS 2010 ATUEM DE VERDADE NA EDUCAÇÃO!
Trajano

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Homenagem aos professores

O Blog presta homenagem a todos os professores e professoras pela passagem do seu dia. Esses trabalhadores excepcionais que enfrentam o dia a dia das salas de aula superando todas as dificuldades para levar educação e cultura para crianças jovens e adultos. Infelizmente, apesar de serem alvo de muitas promessas em períodos eleitorais a eles ainda não foi dado o devido valor. Além de baixa remuneração precisam desenvolver habilidades para lidar nas escolas com os complexos problemas que se acumulam com o agravamento da violência e a desestruturação das famílias. Em muitos bairros ser professor já se transformou em atividade de alto risco. Uma saudação especial às professoras da Escola Osvaldo Cruz,  que há quase dois anos estão dando aula no salão Paroquial da Igreja de Sant'Anna, no Rio Vermelho, sem a minima estrutura, mas com muita dedicação para fazer com que os alunos apredam alguma coisa.A todos os mestres e mestras nosso reconhecimento pelo valoroso trabalho que desenvolvem .

Fonte: http://blogdoriovermelho.blogspot.com/2010/10/homenagem-aos-professores.html

Você sabe como surgiu o Dia do Professor?


 

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D'Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

 

Fontes:
Site www.diadoprofessor.com.br
Site www.unigente.com

 

Dia do Professor em outros países:

Estados Unidos: National Teacher Day - na terça-feira da primeira semana completa de Maio.

World Teachers' Day - UNESCO e diversos países - 5 de Outubro

Tailândia - 16 de Janeiro

Índia - 5 de Setembro

China - 10 de Setembro

México - 15 de Maio

Taiwan - 28 de Setembro

Argentina - 11 de Setembro

Chile - 16 de Outubro

Uruguai - 22 de setembro

Paraguai - 30 de Abril

Mande um cartão para seu professor (em inglês):
http://www.dgreetings.com/teachersday/



Fonte: http://www.portaldafamilia.org.br/datas/professor/diaprof.shtml




Comentários

Postagens mais visitadas